Associação Atlética Anapolina

Página da Campanha NOSSA TORCIDA MOVE A RUBRA. Campanha idealizada por torcedores e torcedoras da Associação Atlética Anapolina com a finalidade de informar e conscientizar os apaixonados pela Xata de sua importância em incentivar e apoiar o time! A melhor forma de você declarar o amor pelo seu clube do coração é indo ao estádio! Aqui você encontrará notícias, opiniões e informações importantes sobre a Anapolina com a voz e a cara de sua torcida! Saudações Rubra!

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Conheça o Brasília, adversário da Rubra na Série D




  • História:Em 1969, a Associação Comercial do DF (ACDF) planejava fundar um time de futebol. Entretanto, pouco tempo depois, surgiu o comentado time do Ceub, dentro de uma faculdade e logo aderindo ao futebol profissional, o que fez a entidade optar pelo adiamento do projeto. Como a iniciativa ceubense deu certo, no dia 02/06/1975, liderados por José da Silva Neto e Vicente de Paula Rodrigues, os empresários da entidade se reuniram na sede da ACDF, aprovaram o estatuto e elegeram Silva Neto como presidente do Brasília Esporte Clube, cuja cor vermelha foi escolhida, por sugestão do dentista Mário Trigo, em alusão ao América do RJ.


  • Fundado o clube, o treinador Cláudio Garcia, ex-jogador do Fluminense, e o preparador físico Caranambu Bessa fizeram uma peneira que atraiu 600 candidatos, dos quais 15 foram selecionados , entre eles os zagueiros Jonas Foca, que ganharia oito títulos pelo clube, e Luis Carlos Teixeira, futuro astro do Cruzeiro e do Vasco.


  • Em seguida vieram as primeiras contratações, como a do goleiro Norberto "Mão-de-Onça", ex-Botafogo de Ribeirão Preto; a do lateral-direito Terezo, ex-América do RJ; a do armador Erci, que estava no futebol português; e a do atacante Lenílson, ex-Madureira. Vieram também os primeiros amistosos contra times amadores. No mesmo ano, o Brasília venceu o Torneio Incentivo, paralelo ao Campeonato Nacional, disputado contra Campineira e Humaitá. O capitão e zagueiro Pedro Pradera, ex-Ceub, ABC de Natal e Portuguesa-SP, levantou o troféu entregue pelo governador do DF na época, Sr. Elmo Serejo Farias.


  • Taça na prateleira, o Brasília fez o seu primeiro amistoso interestadual, vencendo o Fluminense de Araguari, no Estádio Mané Garrincha, por 3 x 1. Pouco depois veio seu primeiro grande jogo, contra o Flamengo, onde foi derrotado por 1 x 0. O ato seguinte foi o Torneio Imprensa, em 1976, do qual participaram os times do Ceub, Taguatinga, Gama, Grêmio Esportivo Brasiliense e Humaitá, ficando em terceiro lugar, atrás de Grêmio e Taguatinga. Nessa disputa a expectativa era grande quanto ao futuro do que seria o grande clássico do futebol brasiliense, Brasília x Ceub, mas quando os dois times se enfrentaram o placar não saiu do zero.Iniciado o Campeonato Brasiliense de 76, o título valeria vaga no Campeonato Nacional. O Ceub ganhou o primeiro turno (Taça Brasília) e o segundo foi interrompido para se disputar um quadrangular que indicaria o representante do DF na competição nacional. Porém, culminaram liminares de todos os lados, acarretando no abandono do Ceub e na sua saída do futebol profissional. O Grêmio também acabou esfacelando, o Taguatinga emprestou o grande ídolo da torcida brasiliense, Banana, ao Vasco, e tudo ficou favorável ao Brasília, que terminou campeão numa final contra o Humaitá. Treinado por Velha, o time do título foi escalado com Norberto, Terezo, Luis Carlos Teixeira, Sousa (ex-Cruzeiro), Odair Galetti, Well, Raimundinho "Baianinho", Rogério Bayer, Humberto "Banga", Roberto (ex-Clube do Remo) e Duda.


  • Sendo o clube profissional mais antigo em atividade no DF, o Brasília Esporte Clube era sustentado pela Associação Comercial do Distrito Federal e deteve a hegemonia no futebol candango, com oito títulos entre 1976 e 1987, um recorde igualado somente no ano 2000 pela Sociedade Esportiva do Gama.


  • Em 1999, aproveitando a recente criação da Lei Pelé, o Brasília tornou-se o primeiro clube-empresa do Brasil. Comandado pelo médico veterinário aposentado Ênio Marques, e mais um grupo de sócios, entre os quais: Rogério Tokarski da rede Farmacotécnica, Donizete e Julio da empresa Linker e Juca da churrascaria Spettus, fundaram a empresa Brasília Promoções e Participações Desportivas S.A. Tal empresa comprou o departamento de futebol do Brasília Esporte Clube, mudando seu nome para Brasília Futebol Clube e passando a deter todos os direitos sobre o clube de futebol e a marca Brasília.


  • Resumo dos Títulos:
    8 títulos da 1ª divisão profissional do DF.
    2 títulos da 2ª divisão profissional do DF.
    8 títulos da 1ª divisão de juniores do DF.
    Campeão da 1ª Copa Brasília U 20.
    Único time no DF que foi por 3 vezes campeão invicto de futebol profissional.


  • Participações em Campeonatos Nacionais:
    Taça de Prata 1980
    Campeonato Brasileiro de 1981, 1983, 1984 e 1985.
    Terceira Divisão de 1987, 1995, 1997 e 2000 (Copa João Havelange).


  • Participações em Campeonatos Regionais:
    Campeonato Brasiliense desde 1976.
    Conquistas Recentes:2006 – Vice-campeão da 3ª divisão. 2007 – Campeão invicto da 3ª divisão com 100% de aproveitamento.2008 – Campeão invicto da 2ª divisão.


  • Emblemas:A nova gestão do clube aderiu a um emblema que remete ao próprio símbolo da capital federal do Brasil, que é o Avião do plano diretor da cidade. O novo logotipo proposto permanece com o Avião e acrescenta outros dois elementos que representam o começo de Brasília, que são os Candangos. A torcida organizada utiliza o calango, réptil típico do cerrado, como insígnia nas suas camisas, faixas e bandeiras.


Um comentário:

  1. Quando Cláudio Garcia saiu do Brasília começou sua carreira vitoriosa como técnico de grandes equipes levando com ele vários jogadores. So' não pode levar seu compadre Caranambu Bessa porque tinha ótimo emprego..

    ResponderExcluir